sábado, 8 de setembro de 2012

Em ação ...


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EMÍLIO SANDER
SEMINÁRIO INTEGRADO 2012

1.      Projeto: MEIO AMBIENTE E SAÚDE
1.1  Tema: “Seja consciente: Respeite a VIDA e o MEIO AMBIENTE!”

2.      Justificativa
               A Escola Emílio Sander tem a preocupação de trabalhar com os alunos os temas atuais. Nada mais urgente na nossa sociedade do que educar essa geração para lidar de forma consciente e participativa com as questões ambientais e o cuidado com o bem estar.
               A degradação do meio ambiente põe em risco a vida no planeta Terra e todos devem estar suficientemente esclarecidos dos riscos que a humanidade corre e principalmente de que nossas ações diárias podem e vão interferir no futuro da comunidade e da vida no planeta.
              Portanto é necessário prever ações educativas que possibilitem tanto o esclarecimento sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e da vida, quanto desenvolver práticas de intervenção na realidade que nos cerca.

3.      Objetivo Geral
               Proporcionar situações de aprendizagem em que o aluno possa observar, analisar, refletir e intervir no seu meio. Desenvolvendo e participando de atividades educativas que estimulem a mudança de hábitos em relação ao meio ambiente, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética dos seres humanos em relação à vida saudável do nosso planeta.

4.      MEIO AMBIENTE E SAÚDE, eixos temáticos e objetivos específicos

4.1  MEIO AMBIENTE E SAÚDE - Sustentabilidade
4.1.2        Eixos temáticos
                 Trabalho, Consumo/Consumismo, Recursos Naturais, Reciclagem, Aquecimento    
                 Global.

4.2  4.2 MEIO AMBIENTE E SAÚDE – Qualidade de Vida
4.2.1  Eixos temáticos
                 Alimentação saudável, Lazer, Esporte e Cultura, Política, Drogas, Doenças (DST), Gravidez na adolescência, Saúde Pública.

4.3    Objetivos específicos
- Reconhecer os diferentes aspectos da comunidade em relação à saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente;
- Estabelecer relação entre alimentação e qualidade de vida;
- Identificar os recursos naturais existentes e a utilização dos mesmos;
- Desenvolver atividades práticas que possibilitem a vivência de propostas alternativas para o uso dos recursos naturais, água, energia, solo, ar e de destinação do lixo doméstico.
- Capacitar os alunos para o plantio e a preservação de áreas verdes no ambiente escolar;
e na comunidade;
- Participar de ações sociais que resgatem os valores essenciais à existência humana: respeito pela vida, ética, responsabilidade e solidariedade;

4.4              Metodologias
- Leitura, seleção, organização e interpretação de dados e informações representadas de diferentes formas, utilizando diferentes linguagens;
- Pesquisas bibliográficas na Internet;
-Trabalhos em grupos;
- Elaboração de tabelas e gráficos;
- Laboratório de informática;
-  Caderno de campo;
- Debates;
- Criar estratégias para a separação do lixo, também, nas dependências da escola;
- Conscientizar para o descarte correto do óleo de cozinha;
- Incentivar o plantio de árvores na escola e nas casas;
 - Oficinas (sabão, sacolas e outras embalagens alternativas, matemática com tampinhas de garrafa);
- Divulgar para a comunidade  campanhas feitas no decorrer do projeto ;
-  Pesquisa de campo;
-  Pesquisa de opinião pública.
-  Palestras sobre o saúde e meio ambiente;
- Campanhas de cuidado com a saúde  e meio ambiente.
  
4.5  Produtos finais
  
Os produtos finais da pesquisa podem ser de diferentes maneiras, tais como:  banners e/ou cartazes, mostra fotográfica, curtas, documentários, produção textual (redação), montagem de um jornal, etc.
Juntamente com o tipo de apresentação escolhida, será elaborado relatórios individuais e coletivos por grupos.

Na última semana do projeto serão expostos os trabalhos feitos pelos alunos (Mostra Pedagógica);
- Depoimentos dos alunos;
- Produções de textos;
- Encenações teatrais
- Documentários;
- Gincana
- Trabalhos de arte (realizados nas oficinas)
 
4.6              Estimativa de tempo para execução do Projeto

  1º Trimestre

Tema:
Justificativa:
Objetivo geral:
Objetivo específico:

2º Trimestre
- Saídas de campo;
- Pesquisa de opinião pública;
- Revisão Bibliográfica.

3º Trimestre
-  Elaboração do relatório  final;
- Elaboração da apresentação.
 
Na última semana do projeto serão expostos os trabalhos feitos pelos alunos (Mostra Pedagógica);
- Depoimentos dos alunos;
- Produções de textos;
- Encenações teatrais
- Documentários;
- Gincana
- Trabalhos de arte (realizados nas oficinas)

 4.7              Avaliação

- Ao longo do processo espera-se que os alunos sejam capazes de desenvolver o seu lado critico.
 - Através da observação, analisar se houve um bom aproveitamento por parte dos alunos;
- A avaliação será realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo contínua durante toda a realização do projeto utilizando diversos instrumentos de registro, acompanhando o desempenho individual e coletivo e buscando formas de autoavaliação;
- Será considerado satisfatório se os alunos demonstrarem envolvimento nas atividades propostas relacionadas à melhoria das condições ambientais da Escola e da Comunidade, identificando-se como agentes transformadores.

                                                                       


Um comentário:

Que bom que você veio!
Obrigada por deixar seu comentário!
Valeu ;)
Volte sempre !